quarta-feira, 7 de maio de 2014

Frango na Brasa C/ Alho e Alecrim


O segredo deste frango está em aromatizar convenientemente as brasas. Tem um sabor único e fumado, diferente do habitual frango de churrasco, e muito mais aromático que o frango no forno. Esta é uma versão simples e rápida.

INGREDIENTES:
Frango pequeno
2 colheres de alho fresco picado
2 colheres de alecrim picado grosseiramente
2 colheres de sal
2 colheres de pimenta preta moída na hora
Raspa de 1 limão

PREPARAÇÃO:
Num grelhador com tampa, colocar brasas apenas de um dos lados do grelhador.
Entretanto misturar e ligar todos os ingredientes, até fazer uma pasta. 
Colocar os frangos com o peito para cima, e pressioná-los com força para os espalmar o mais possível. Pincelar os frangos com azeite, e espalhar bem a pasta aromática até ficar bem impregnado na pele.
Quando as brasas estiverem cinzentas, colocar o frango na grelha com o peito para baixo, na parte da grelha que não tem brasas por baixo.
Uma forma óptima de aromatizar o sabor do fumo, é colocar cubos de madeira que irão queimar com as brasas, dando-lhe um sabor único. Neste caso usei carvalho, mas macieira, cerejeira ou qualquer outra madeira não resinosa é indicada.
Tapar o grelhador, e deixar grelhar durante 30 minutos a uma temperatura entre os 180º e os 250º. Colocar os oríficios de ventilação a 1/4, e controlar a temperatura, abrindo ou fechando os orifícios conforme necessário.
Aos 30 minutos, adicionar algum carvão, virar os frangos, e deixar assar mais 30 a 45 minutos. Boa altura para se quisermos dar mais sabor, adicionar um ramo de alecrim às brasas.
Quando estiver pronto, retirar o frango, colocar papel de alumínio por cima, e deixar repousar 10 minutos. 
Para quem gostar, um bom opcional, é regar com sumo de limão antes de servir.

Sem comentários: